quarta-feira, 1 de julho de 2009

Desenvolvimento de conteúdo!


Definido a melhor metodologia e abordagem a ser empregada vamos partir para o processo de desenvolvimento do conteúdo.

As informações necessárias pra a construção do conteúdo poderão surgir de várias formatos, desde um curso presencial que precisa ser transformado em educação a distância, uma apostila que precisa ser transformada em curso, várias informações a serem tratadas para virar conteúdo ou até mesmo uma idéia que precisa ser concebida com o idealizador para construção da informação. Não importam de qual maneira as informações serão extraídas, contanto que ela possa dar subsídios para construção do conteúdo e atendimento do objetivo educacional proposto.

Alguns profissionais utilizam-se de técnicas para o levantamento do conteúdo, tais como: filmagem de palestras ou cursos sobre o assunto, entrevistas com o mentor do conteúdo ou o púbico-alvo, participação de um consultor especializado no assunto para direcionar a informação etc.

Uma vez levantada toda a informação será montado um documento que conterá todas as informações que deverão ser tratadas no curso, a aprovação desse documento pelo gestor do conteúdo é de fundamental importância pra a construção das etapas seguintes, uma vez que ele apresenta a estrutura principal, o mapa conceitual de aprendizagem com a divisão dos módulos, a redação do texto auto-instrutivo e todos os elementos que farão parte da estrutura didática.

Geralmente conseguimos evitar re-trabalho na construção do curso quando essa fase do processo é realizada com bastante critério e empenho da equipe, garantindo que todas as informações importantes para o conteúdo estejam retratadas de forma objetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário