segunda-feira, 6 de julho de 2009

Objetos de Aprendizagem!

Uma grande maioria dos treinamentos convencionais foi desenvolvida com uma estrutura monolítica (curso inteiro em um único bloco);
O principal problema do custo e tempo no desenvolvimento de um curso na web é que, no caso de ter uma estrutura monolítica, impossibilita uma atualização rápida de segmentos do curso, sem dizer na impossibilidade de reaproveitamento de partes do curso para o desenvolvimento de novos programas de treinamento.

Um outro modo é pensar um curso como conjuntos de blocos menores, projetados cada um individualmente, e que juntos formam uma unidade maior.
Esse modelo de curso, baseado em objetos de aprendizagem, é caracterizado pela alternativa de se poderem criar pequenos “pedaços” ou “objetos” de informações que possam ser reutilizados em diversos cursos e em diferentes plataformas ou ambientes virtuais de aprendizagem.

Blocos de conteúdo educacional auto-contidos, com certa independência de conteúdo, podendo ser combinados ou seqüenciados para formar interações educacionais.
A característica principal dos objetos de aprendizagem, a de reutilização, exige que o curso seja projetado em uma estrutura modular, que os objetos tenham sidos desenvolvidos obedecendo às regras da orientação a objetos e que tenham, no mínimo, um objetivo educacional explícito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário