quarta-feira, 29 de julho de 2009

Outros Tipos de Objetos de Aprendizagem!

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Além dos Objetos de Aprendizagem criei outras categorias de objetos para compor a estrutura do curso.

Objeto de Introdução:
Dá as boas-vindas ao aluno, aborda sobre os objetivos gerais do curso e visão geral dos módulos que serão estudados.
Objeto de Informação:
Para o conteúdo que não for possível trabalhar no conceito de objetos de aprendizagem que utiliza-se da estrutura pedagógica, será caracterizado como Objetos de Informação. Este objeto contém informações relevantes para o curso mas não tão completa quanto uma estrutura didática.

Objeto de Contextualização:
Para que o conteúdo fique bem estruturado e faça sentido de acordo com a estrutura didática definida, utilizaremos os Objetos de Contextualização para fazer a ligação entre os objetos de aprendizagem que compoem o curso. Este objeto faz a correlação entre os diversos objetos existentes e dá sentido nas etapas do curso.
Objeto de Avaliação do Conhecimento:
São as questões ou elementos que podem avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno. Estas informações apresentam-se separadas das outras informações do curso. Geralmnte segue a estruura definida pelas plataformas de gestão dos cursos online.
Objeto de Conclusão do Curso:
Encerra o curso e direciona o aluno para a avaliação de reação, pode mencionar outros cursos existentes que poderá ser de interesse do aluno e indica, quando necessário, material de estudo complementar.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Conceito de Objetos de Aprendizagem!

Um objeto de aprendizagem pode ser uma ilustração, uma frase, um conceito. Segue abaixo a definição que considero mais completo e usual nas estruturas de educação a distância e que tenho praticado na estruturação de cursos on-line:

Iniciaremos com uma colocação de Singh (2001 Apud BETTIO et al, 2003, p.22) afirmando que um objeto de aprendizagem deve ser bem estruturado e dividido em três partes bem definidas:

- OBJETIVO, CONTEÚDO INSTRUCIONAL, PRÁTICA E FEEDBACK.

Objetivos: Esta parte do objeto tem como intenção demonstrar ao aprendiz o que ele poderá aprender a partir do estudo desse objeto, também poderá conter uma lista dos conhecimentos prévios necessários para um bom aproveitamento de todo o conteúdo disponível. Pode ser comparado de uma forma grosseira a ementa de uma disciplina.

Atividade de Aprendizagem / Conteúdo instrucional: Aqui devera ser apresentado todo o material didático necessário para que no termino o aluno possa atingir os objetivos citados no item anterior.

Prática e Feedback: Uma das características importantes do paradigma objetos de aprendizagem é que a cada final de utilização julga-se necessário que o aprendiz verifique se o seu desempenho atingiu as expectativas, caso não, o aprendiz deve ter a liberdade para voltar a utilizar-se do objeto quantas vezes julgar necessário.

Com o objetivo de atender uma estrutura educacional ainda mais completa incluímos também, o Recapitulando além da estrutura proposta por Singh.

Recapitulando: O recapitulando deverá resumir os principais conceitos abordados no conteúdo do objeto de aprendizagem com o objetivo de rever os principais conceitos abordados.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Representação dos Objetos de Aprendizagem dentro da estrutura de um curso!

• Conjunto de Objetos de Aprendizagem forma um Módulo;
• Conjunto de Módulos forma um Curso;
• Conjunto de Cursos forma um Programa.

A característica principal dos objetos de aprendizagem, a de reutilização, exige que o curso seja projetado em uma estrutura modular e que os objetos tenham sidos desenvolvidos obedecendo às regras da orientação a objetos. E devem ter, no mínimo, um objetivo educacional explícito.

Pelo fato de existir no mercado várias definições para objetos de aprendizagem, você deve buscar a que mais se aproxima da sua necessidade e modelo educacional empregado.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Objetos de Aprendizagem!

Uma grande maioria dos treinamentos convencionais foi desenvolvida com uma estrutura monolítica (curso inteiro em um único bloco);
O principal problema do custo e tempo no desenvolvimento de um curso na web é que, no caso de ter uma estrutura monolítica, impossibilita uma atualização rápida de segmentos do curso, sem dizer na impossibilidade de reaproveitamento de partes do curso para o desenvolvimento de novos programas de treinamento.

Um outro modo é pensar um curso como conjuntos de blocos menores, projetados cada um individualmente, e que juntos formam uma unidade maior.
Esse modelo de curso, baseado em objetos de aprendizagem, é caracterizado pela alternativa de se poderem criar pequenos “pedaços” ou “objetos” de informações que possam ser reutilizados em diversos cursos e em diferentes plataformas ou ambientes virtuais de aprendizagem.

Blocos de conteúdo educacional auto-contidos, com certa independência de conteúdo, podendo ser combinados ou seqüenciados para formar interações educacionais.
A característica principal dos objetos de aprendizagem, a de reutilização, exige que o curso seja projetado em uma estrutura modular, que os objetos tenham sidos desenvolvidos obedecendo às regras da orientação a objetos e que tenham, no mínimo, um objetivo educacional explícito.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Desenvolvimento de conteúdo!


Definido a melhor metodologia e abordagem a ser empregada vamos partir para o processo de desenvolvimento do conteúdo.

As informações necessárias pra a construção do conteúdo poderão surgir de várias formatos, desde um curso presencial que precisa ser transformado em educação a distância, uma apostila que precisa ser transformada em curso, várias informações a serem tratadas para virar conteúdo ou até mesmo uma idéia que precisa ser concebida com o idealizador para construção da informação. Não importam de qual maneira as informações serão extraídas, contanto que ela possa dar subsídios para construção do conteúdo e atendimento do objetivo educacional proposto.

Alguns profissionais utilizam-se de técnicas para o levantamento do conteúdo, tais como: filmagem de palestras ou cursos sobre o assunto, entrevistas com o mentor do conteúdo ou o púbico-alvo, participação de um consultor especializado no assunto para direcionar a informação etc.

Uma vez levantada toda a informação será montado um documento que conterá todas as informações que deverão ser tratadas no curso, a aprovação desse documento pelo gestor do conteúdo é de fundamental importância pra a construção das etapas seguintes, uma vez que ele apresenta a estrutura principal, o mapa conceitual de aprendizagem com a divisão dos módulos, a redação do texto auto-instrutivo e todos os elementos que farão parte da estrutura didática.

Geralmente conseguimos evitar re-trabalho na construção do curso quando essa fase do processo é realizada com bastante critério e empenho da equipe, garantindo que todas as informações importantes para o conteúdo estejam retratadas de forma objetiva.