terça-feira, 29 de setembro de 2009

Utilizar ou Não o conceito de Objetos de Aprendizagem?

A escolha em utilizar a estrutura de Objetos de Aprendizagem estão ligados ao uso que se pretende fazer do conteúdo.

- As especificações e os diversos padrões existentes apontam algumas diretrizes, mas não limitam as aplicações que podem ser desenvolvidas e, muito menos, restringem o aproveitamento do material educacional já desenvolvido para e-learning em outras bases e que podem e devem ser utilizados;

- As vantagens da aproximação com o conceito de objetos de aprendizagem é que organiza os esforços da equipe de desenvolvimento e possibilita materiais educacionais mais bem elaborados e, em muitos casos, em curto espaço de tempo.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

METADADOS - Algumas Categorias

Segue alguns exemplos de metadados que considero básicos e principais, mas dependendo da sua necessiade de indexação, você devera possuir muitos outros.

Geral
Descrevem o objeto: Identificador, Título, Idioma, Descrição, Palavras-chave;
Técnico
Formato,Tamanho, Localização, Duração, Tipo de tecnologia, Nome da tecnologia;

Direitos
Propriedade intelectual e as condições de uso do objeto. Custo, Direito autoral, Condições de uso;

Educacional
Tipo e nível de interatividade, Recurso de didáticos, Resultado final esperado, Ambiente de utilização, Faixa etária e Descrição;

Ciclo de Vida
Histórico da evolução: tipo de contribuição, Entidades que contribuíram,
Versão, Status, Data.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

METADADOS - Objetos de Aprendizagem

Objetos de Aprendizagem são compreendidos por duas partes:

(1) Audio-visual (texto, gráfico, animação, audio, etc);

(2) Metadados (É a descrição dos atributos para catalogação dos objetos (Conteúdo, nível de aprendizagem, tipo de arquivo, data de criação, direitos autorais, etc).

Os Objetos de Aprendizagem para serem reutilizados, devem ser disponibilizados em banco de dados que aqui chamamos de repositório;

Metadados é um padrão de armazenagem de informações que permita localizá-los a partir da busca por temas, por nível de dificuldade, por autor ou por relação com outros objetos etc.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Indexação de Objetos de Aprendizagem!

O preenchimento de metadados ainda é o gargalo no desenvolvimento dos Objetos por ser um processo muito trabalhoso e demanda tempo;

Existem dúvidas sobre com que valores preencher os metadados ou há diversas interpretações sobre as informações a serem fornecidos;

Os resultados são metadados incompletos, com informações ambíguos ou inconsistentes, o que acaba por prejudicar a recuperação e a reutilização dos Objetos.