Na aprendizagem mediada por tecnologias, é importante entender como as tecnologias disponíveis podem atender as necessidades educacionais variadas.
Há certo consenso em agrupar as tecnologias e informação e comunicação em grandes três categorias com diferentes aplicações educacionais:
Disributivas: um-para-muitos.
Um aluno passivo diante de um en ensino mais diretivo. As tecnologias distributivas são muito empregadas quando o objetivo é a aquisição de informações. Por exemplo: rádio, televisão, podcasting.
Interativas: um-para-um.
Um aluno mais ativo que aprende, no entanto, de forma isolada. As tecnologias interativas são bastante usadas quando o objetivo é o desenvolvimento de habilidades. Por exemplo: multimídia interativa, jogos eletrônicos de exploração individual.
Colaborativas: muitos-para-muitos.
Participação de vários alunos que interagem entre si. As tecnologias colaborativas são apropriadas quando o objetivo é a formação de novos esquemas mentais. Por exemplo: salas de bate papo, fóruns, editores colaborativos de texto.
Fonte: Design Instrucional na Prática - Andrea Filatro.
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