sábado, 22 de janeiro de 2011

Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação



Albertin e Moura (1994) estudaram a utilização de tecnologias de informação e comunicação na educação com o objetivo de elaborar cenários alternativos para o futuro desse ambiente. Um dos resultados desse estudo foi a identificação dos fatores críticos ao Futuro das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

Esses fatores críticos ao futuro são:

Sociedade: O tipo de sociedade atual e futura deve influenciar a Educação que deve ser dada os seus indivíduos e o papel das tecnologias de informação e comunicação nesta área. Os indivíduos devem ser preparados para ela e a Educação deve se utilizar dos recursos que ela oferece.

Condições Socioeconômicas da sociedade: Essa variável está mais relacionada com as organizações que atendem a população em geral, devido as condições das comunidades mais carentes que têm que optar por educação ou emprego, sofrem o efeito negativo de condições financeiras, não têm acesso fácil à educação e às tecnologias etc.

Recursos Financeiros: A utilização de tecnologias de informação e comunicação na educação necessita de investimentos de recursos financeiros consideráveis para o atingimento de sua qualidade. No setor de escolas privadas, este investimento está ligado a exigências de retorno financeiro.

Tecnologia Disponível: Esta variável está relacionada com as tecnologias disponíveis para serem utilizadas na Educação, tanto aquela considerada públicas como privada.

Prática Pedagógica: Cada vez mais, percebe-se a necessidade de uma mudança de paradigma na prática pedagógica, tendo como base os enfoques do behaviorismo de Skinner e o construtivismo de Piaget, ligados a educação básica.

Finalidade das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Atualmente, são identificadas e confirmadas várias e diferentes aplicações de tecnologias de informação e comunicação na educação. Ex.: Automação de sistemas de apoio administrativo em educação, educação para tecnologias para capacitação do individuo como trabalhador, capacitação do individuo para a sociedade do futuro etc.

Professor: Essa variável está relacionada com as condições atuais dos professores face a sua carreira, oportunidades, condições financeiras de atuação, perspectivas, reconhecimento pela sociedade etc. Além disso, e não menos importante, está a importância da formação adequada dos professores para a prática pedagógica.

Fonte: Alberto Luiz Albertin - Comércio Eletrônico

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