quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gestão do Conhecimento

A gestão do conhecimento é composta de três componentes interconectados e interdependentes: Repositórios de Informações, Comunidades de Redes e Especialistas.

Repositórios de Informações: são criados pela codificação do conhecimento coletivo da organização - documentos, sites da web, cursos, manuais do usuário, procedimentos e processos, dados empresariais, informações sobre funcionários - e disponibilizando-os prontamente por meio de tecnologias cada vez mais fáceis e poderosas que estão inseridas nos sistemas organizacionais. Eles são organizados e gerenciados sob modos que facilitam a descoberta, o uso e a contribuição do conhecimento.

Quando as informações são mais fáceis de serem encontradas e mais exatas, mais pessoas as utilizarão e aprenderão com elas. A adoção em massa da internet como uma fonte primária de informações corrobora essa afirmação. As pessoas aprendem de uma porção de sites da web quando, por exemplo, estão procurando comprar um carro, buscar um conselho médico ou fazer um investimento. E, as tecnologias e as práticas as ajudam a coletar informações com mais facilidade e maior confiança.

EU JAMAIS ME PREOCUPO DE LEMBRAR ALGO QUE SEI QUE POSSO PROCURAR.
Albert Einstein

Comunidades e Redes: As pessoas aprendem com mais coisas além de cursos e de repositórios de informações; elas também aprendem com e por meio de outros à medida que controem relacionamentos com parceiros de trabalho, sócios, fornecedores, clientes e outros agentes. Quando isso ocorre, o efeito é democratizar o conhecimento na organização, criando uma cultura que suporte mais trabalho e aprendizado colaborativo.

QUANTO MAIS AS EMPRESAS VIEREM A CONFIAR NO TRABALHO CONJUNTO DAS PESSOAS SEM EFETIVAMENTE ELAS TRABALHAREM JUNTAS - OU SEJA, NAS PESSOAS UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO - MAIS IMPORTANTE SE TORNARÁ GARANTIR PARA QUE ELAS SEJAM PLENAMENTE INFORMADAS.
Peter Drucker

Especialistas: Essencial para o êxito de qualquer esforço e colaboração é a disponibilidade do especialista e de expertise. A idéia de especialista e expertise não pára com simplesmente promover atividades codificadas, específicas, ou conhecimento técnico. A expertise também é manifestada no coaching e na tutoria. Nesses papéis, os especialistas são mais do que uma fonte de conhecimento; eles atuam também como conselheiros responsáveis por fornecer orientação, feedback corretivo e avaliação de desempenho.

fonte: Além do E-learning - Marc J. Rosenberg

Um comentário:

  1. Gilmara,
    Ótimos pontos para serem pensados. Muito do conhecimento de uma organização é simplesmente desprezado todos os dias por seus gestores, cada vez mais afogados em seu dia-a-dia.
    Neste caso vejo muito relevante a mesma cultura do Open innovation se aplicar também a gestão do conhecimento.

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