terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cultura de Aprendizado



A falha do e-learning em obter a adesão da organização geralmente está relacionado à qualidade das próprias iniciativas educacionais. Mesmo considerando os melhores programas, geralmente criam um impacto de adesão baixa ou pouco duradoura.

O que vemos com frequência é a "reinvenção da roda", ou seja, empresas que reestruturam o e-learning e tentam, novamente, derrubar as paredes tradicionais do treinamento presencial, criando soluções de e-learning , de certa forma novas e melhores, em vez de atacar o verdadeiro vilão: A CULTURA.

Muitas organizações investem em novas tecnologias para descobrir que a cultura existente não irá suportá-las. Para que o e-learning seja bem-sucedido, a cultura deve ir além do apoio da "boca pra fora", reconhecendo o aprendizado como parte valiosa daquilo que as pessoas fazem, uma atividade produtiva e não uma perda de tempo.

A criação de uma cultura de aprendizado é uma tarefa difícil. Você precisa superar a percepção de que aprendizado e trabalho são diferentes.

fonte: E-learning - Marc J. Rosenberg


2 comentários:

  1. Ola Gilmara, una observación muy cierta! gracias por compartir!
    Un abrazo desde España!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mara, adorei o blog, pena não ter sabido da existência dele antes, qualquer tipo de "ensino" me interessa, principalmente o e-learning, nenhum educador pode considerar descartar, não se interessar por essa que é a forma de educar do terceiro milênio.
    Bjos

    ResponderExcluir