segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Questionamentos a serem feitos sobre uma infra-estrutura de ferramentas de e-learning



Ao avaliar se sua infra-estrutura está pronta para suportar e e-learning, segue algumas perguntas fundamentais a serem feitas:

1- Qual é o nível de acesso à Web em toda a empresa? Possuem acesso fora da organização? As conexões são de alta ou baixa velocidade?

2- Qual a relação entre as áreas de treinamento e de TI? Um relacionamento bom e benéfico é essencial par o andamento do projeto.

3- Quão colaborativas e coordenadas em torno do e-learning estão às organizações de treinamento da empresa? Organizações que trabalham objetivos contrários a seus próprios interesses são prejudicial para uma estratégia de e-learning sustentável.

4- Há uma estratégia abrangente de portal de e-learning? Quão bem estruturado estão os portais e quão fácil é para os funcionários encontrá-los e utilizá-los? Se ao houver nenhum portal de e-learning, quais são os planos para implantá-los?

5- A empresa tem um sistema-chave de gerenciamento do aprendizado? Vários itens de gerenciamento do aprendizado podem provocara caos e confusão em todas as iniciativas de e-learning da empresa.

6- Existe uma pauta de TI que considera o projeto de e-learning como prioridade ou toda alteração tecnológica precisa ser submetida a um comitê que concorre com outros projetos?

Estes são alguns questionamentos que devem ser levados em consideração quando se está pensando na infra-estrutura e ferramentas para implantação de e-learning. Muitos projetos tendem a demorar o tempo maior do que o previsto ou ter um aumento de orçamento devido a questionamos que não foram feitos no início do projeto.


Fone: Marc J. Rosenberg - Makron Books

Nenhum comentário:

Postar um comentário