quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Simplicidade no começo pode ajudar


SEJA SIMPLES… “Ninguém aprende andar correndo, sempre precisamos dar o primeiro passo”.

Muitas empresas se preocupam muito em escolher a plataforma ideal, mas esquecem que plataforma sem conteúdo não vai servir pra nada, às vezes é melhor começar mais simples tendo apenas um link de um curso do que oferecer uma plataforma bastante sofisticada sem conteúdo, principalmente se o seu público ainda não tem familiaridade com plataformas de treinamento ou, menos ainda, cultura de ensino a distância, o que logo de início pode assustar o usuário, principalmente aqueles que possuem mais dificuldade com tecnologia.

Nada impede de você começar com uma solução simples e aos poucos a plataforma ganhar e conquistar espaço, será até mais atrativo para o usuário que irá acompanhar a evolução da ferramenta.

Focus Group ou Teste de Usabilidade?

 OU

Começa que Focus Group não é o mesmo que Teste de Usabilidade!

Focus Group: pequeno grupo de pessoas que reagem a idéias e projetos que são mostrados a elas, e muito do seu valor vem da reação dos participantes às opiniões dos outros membros do grupo. Geralmente são bons para obter rapidamente uma amostra da opinião dos usuários e seus sentimentos sobre as coisas.

Testes de Usabilidade: Mostra-se algo a um usuário de cada vez e ele é solicitado a descobrir o que isto é ou tentar usá-lo para executar uma determinada tarefa.

O Focus Group pode ser ótimo para determinar o que seu público gosta, se a sua idéia por trás de uma ferramenta faz sentido ou é atrativa, entretanto, eles não são bons para descobrir se a sua ferramenta funciona e como melhorá-lo para o usuário.

Infelizmente os testes de Usabilidade são muito poucos, muito tarde e por todos os motivos errados.

Embora os testes de usabilidade às vezes liquidem algumas discussões, o que ele acaba revelando é que as coisas sobre as quais estavam brigando não são tão importantes. "As pessoas muitas vezes testam para decidir que cor de cortina é melhor apenas para descobrir que esqueceram de colocar as janelas na sala."
Por exemplo, elas poderiam descobrir que não faz muita diferença se você escolher a barra de navegação horizontal ou menus verticais se ninguém entender a proposição de valor do seu site.

Referência: Steve Krug - Não me Faça Pensar

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O principal desafio da educação corporativa on-line é a forma de gestão!


O principal desafio não está somente no entendimento do projeto alinhado com a estratégia da organização e na implementação para o seu público, mas também na forma de gestão que será empregada em todas as etapas do processo, principalmente após a sua implementação.
O projeto de e-learning precisa estar alinhado com os objetivos dos negócios da empresa, exigindo mais do que a simples presença do curso na Intranet corporativa e Catálogo de Treinamento, você precisa e deve estar atento com:

a) A compreensão das reais necessidades de cada individuo;
b) As competências que cada um tem necessidade de desenvolver ou aprimorar;
c) O modelo pessoal de aprendizagem;
d) Os fatores de motivação individual dentro da organização;
e) A customização do projeto.


O gestor tem um papel fundamental na condução das principais metodologia e estratégias empregadas no processo educacional, ele será o elo condutor, o formador de opinião, o apoiador das soluções e, principalmente, o avaliar de todo esse processo.