segunda-feira, 12 de maio de 2014

Geração Móvel




As gerações mais novas sentem uma grande atração pelas tecnologias móveis, raramente você vê hoje em dia um jovem com um dispositivo móvel na mão sem consultar ou utilizar por mais de alguns minutos... com grande destreza, os tablets e smartphones são utilizados diariamente para comunicar, criar redes sociais ou jogar online. A elevada taxa de expansão destes dispositivos nos obriga a uma reflexão à volta da sua potencial exploração no contexto educacional.

Até pouco tempo atrás não era possível imaginar a tecnologia móvel como uma ferramenta para auxiliar o estudo, fosse ele no mundo acadêmico ou corporativo. Hoje em dia além de ser possível cada vez mais escolas e organizações buscam alternativas que possam complementar suas ações educacionais.

Mas será que os métodos educacionais estão sendo adaptados para a inserção das tecnologias que surgem a cada dia?

Não basta trazer o computador, tablets e celulares para sala de aula, precisa criar mecanismos e didáticas que possibite a efetiva exploração dos dispositivos tecnológicos a favor da educação, facilitando o processo de aprendizagem.

Antes mesmo de pensar na infraestrutura tecnológica que pretende criar em sua escola / organização, é preciso que seja revisitado também a sua metodologia didática, os objetivos educacionais desejados e o processo cultural que o público está inserido.

Nenhuma tecnologia será efetiva no processo educacional se ela não tiver um objetivo claro, uma utilização efetiva e atualização/acompanhamento periódicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário